Meio Ambiente
- PL 10.190, de 2009 - estacionamento de bicicleta em locais de grande movimento - igrejas, hospitais, museus, supermercados, como maneira de estimular o uso desse meio de transporte limpo e ecologicamente correto, mostrando ao público que bicicletas são bem-vindas, além de ser uma mensagem para motoristas considerarem a hipótese de usar outro meio de transporte;
- programa de reutilização e uso racional de água em condomínios – água não é um bem renovável. Não pode ser desperdiçada. Pensando nisso, há esse projeto de lei, que prevê a criação de um programa de conscientização e de utilização inteligente e ecológica da água de chuva, por exemplo, em condomínios, prédios, etc.
- pisos drenantes em estacionamentos maiores de 500 m2, com o intuito de contribuir para a absorção maior de água no solo. O que isso quer dizer?
Vivemos em um centro urbano, onde a maior parte do solo está pavimentada. Isso tem um lado ruim: a água não tem para onde escoar quando ocorrem chuvas. Isso leva a enchentes, por exemplo. O piso drenante (ou permeável) permite que a água penetre na terra, no solo, o que contribui também, para diminuir os riscos de assoreamento e erosão.
- IPTU verde – esse é um belo projeto. Incentiva a pessoa a cuidar e manter uma árvore na calçada. Além de embelezar o local e deixá-lo mais fresco uma árvore agora dá desconto no IPTU da pessoa que a tem em frente à residência.
Bem Estar Animal - A causa animal é uma tônica do trabalho legislativo desse Vereador. Eis alguns projetos desse edil:
- proibição do uso de cachorros em serviços de segurança – cães são seres vivos. Não podem ser alugados como mecanismo de segurança para impor medo ou constrangimento.
Os animais têm de ser respeitados e ter tratamento digno. Isso é tendência mundial.
- instituição de programa de microchipagem de animais – visando coibir abandonos de animais, entre outras coisas;
- criação de órgão que cuide do bem estar dos animais, a Coordenadoria de Bem Estar Animal, que seria independente do trabalho da Coordenadoria de Zoonoses, buscando soluções estruturais, que equacionem a curto, médio e longo prazo, porém de forma definitiva, o problema dos animais errantes no nosso meio urbano, envolvendo a comunidade e a iniciativa privada em co-responsabilidade.
Saúde - Julião já foi Secretário de Saúde de nossa cidade, e esse tema é recorrente em seus projetos. Eis alguns:
- colocar á disposição da população fio dental em estabelecimentos que sirvam alimentos – Julião é dentista, e como ele fala os cuidados com a saúde começam na boca. O uso do fio dental é essencial nisso. Colocá-lo à disposição em restaurantes e lanchonetes é uma questão séria e muito importante.
- distribuição de fraldas para adultos idosos ou portadores de deficiência – só quem teve que cuidar ou cuida de alguma pessoa que necessite de fraldas sabe o que esse projeto significa. Ele prevê que sejam distribuídas no máximo 90 fraldas descartáveis para cada pessoa mensalmente.
Ofícios - Todos os pedidos feitos pelos munícipes geram um ofício, que é encaminhado à Prefeitura Municipal foram feitos quase 600, só esse ano.
Além disso, tudo aquilo que pode ser sugerido ao Executivo o Julião faz através de um ofício. Dentre esses, um deu origem á criação do Expresso Universitário.
Samuel Vidilli
Assessoria do Vereador Julião
A idéia do IPTU verde realmente é bem interessante. Esta idéia não poderia ser aprimorada? Além da árvore na calçada, que tal aumentar o desconto se a pessoa tiver um jardim na casa, em vez de cimentar todo o quintal?
ResponderExcluirEm que pé está esta proposta? Há uma possibilidade a aprovação rápida?