segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Questionário sobre o Cidade Democrática

Hoje, 19 de Outubro, mandei um pequeno e-mail ao vereador com um questionamento referente ao Cidade Democrática e à Agenda Cidadã.

Aqui vai o e-mail:


Vereador Julião, Samuel e assessoria, bom dia.

Tenho um novo questionamento: Qual é a opinião do vereador sobre o Cidade Democrática após a apresentação na Câmara e sua opinião sobre a Agenda Cidadã.

Me ponho a disposição de comparecer no gabinete caso queiram tirar qualquer dúvida sobre o site ou sobre o andamento do blog.

Atenciosamente,
Nikolas Schiozer.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Fiscalize políticos pela Internet

Fiscalizar o trabalho dos agentes políticos é muito mais simples e fácil do que muitos imaginam. E isso pode ser feito sem sair de casa, graças à internet. Quem gosta de política - ou pelo menos tem a opinião de que é importante acompanhar o tema - tem uma grande variedade de opções de sites que reúnem as mais diversas informações sobre políticos e órgãos públicos em todas as esferas.

"Não podemos ficar só reclamando. Temos que agir para mudar algo", afirma Natalia


"A tecnologia tem nos ajudado e muito e deve ser aproveitada o máximo possível de modo que a população possa exercer papel previsto na Constituição", afirma Carmen Cecília de Souza Amaral, integrante da coordenação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) no Estado de São Paulo.

A ONG tem sede em Brasília e possui diversos comitês estaduais, tendo como principal bandeira a defesa pela aprovação de projeto de lei que proíbe participação de candidatos a cargos eletivos que respondem a processos judiciais.

A estudante Natalia Godoy de Souza, 18 anos, costuma acompanhar sites como o do MCCE e Às Claras, além do trabalho do Voto Consciente em Jundiaí. "Acho que esses sites e ONGs ajudam a melhorar a situação da política", diz a jovem. "Chegou uma hora que a gente não pode ficar só reclamando. Temos que agir para mudar algo", complementa.

Um dos trabalhos mais conhecidos é o Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br/). No link Excelências, dentro do site, é possível obter informações aprofundadas sobre os 2,3 mil integrantes de toda as principais Casas Legislativas brasileiras (processos na Justiça, doações eleitorais e prestações de contas, entre outros dados).

Outra seção do site, chamada ´Deu no Jornal´, reúne várias notícias sobre corrupção publicadas em jornais e revistas de todo o país. O site traz ainda o link Às Claras, com informações sobre os doadores de campanhas eleitorais.

O site Contas Abertas (http://www.contasabertas.com.br/) surgiu com o objetivo de tornar disponíveis para a sociedade as execuções orçamentárias, financeiras e contábeis da União, dos Estados e dos Municípios. Nas páginas do site, é possível acompanhar o andamento da aplicação de verbas pela União e Estados.

Bens dos políticos - Quer ter acesso à declaração de bens do vereador ou prefeito de sua cidade? Basta acessar o site www.politicosbrasileiros.com.br, que traz tais informações de maneira bem simples e fácil de ser acessada. Lembrando que tais dados também podem ser obtidos no site do Tribunal Regional Eleitoral (http://www.tre-sp.gov.br/), no link "Eleições Anteriores".

No Políticos Brasileiros também há informações sobre pendências judiciais de agentes políticos que cumprem mandato, além de um histórico bem abrangente sobre os casos mais notórios de corrupção política ocorridos no país - com citação dos nomes dos envolvidos.

Outra ONG que tem atuação representativa no meio político chama-se Movimento Voto Consciente, criado em São Paulo em 1987 e que conta atualmente com 12 núcleos em cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - inclusive em Jundiaí. O objetivo da ONG é acompanhar, fiscalizar e propor mudanças no trabalho dos vereadores e das Câmaras Municipais. Em Jundiaí, a Voto Consciente iniciou as atividades há três anos e conta atualmente com cinco voluntários fixos que acompanham as sessões.

Apoio - No caminho para conseguirem atingir os seus objetivos, as ONGs conseguem agregar apoios importantes. O Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), por exemplo, é composto por representantes de 43 entidades, entre elas o Instituto Ethos de Rsponsabilidade Social, Conselho Nacional de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais.



ELTON FERNANDES

Fonte: Jornal de Jundiaí
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=8&Int_ID=93329

Roteiro para Adotar um Vereador

*Texto adaptado para o blog.



A iniciativa em lançar a campanha Adote um Vereador veio do Movimento Voto Consciente de Jundiaí. Confira no CBN SP uma entrevista com um dos coordenadores da ONG, Henrique Parra Parra Filho feita pelo repórter Milton Jung (leia e ouça aqui). Reproduzo para você, o roteiro de sugestões da entidade para que a comunidade de Jundiaí se organize em torno desta ideia. Uma espécie de manual para o Adote um Vereador que pode ser realizado em qualquer município brasileiro. Leia, copie, reproduza e participe da campanha:

CIDADÃO:

1-adotar vereador
2-acompanhar blogues e comentar
3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com


ESCOLA:

1-Sala-vereador
Cada turma cria um blog e publica informações sobre o vereador.
A escola convida os vereadores para entrevistas, manda questionários etc

2-Professor-tutor
Cada professor ajuda uma classe a elaborar perguntas, questionários e a colher informações

3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com


ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL (OAB, IGREJA etc):

1-blog-comissão
As entidades mandam um funcionário para a reunião de uma comissão temática da Câmara (ex: a OAB manda um funcionário para a reunião da comissão de JUSTIÇA e redação…pelo tema ser justiça). Esse funcionário anota presença, projetos etc e depois publica em um blog, adotanto os vereadores da Comissão

2-audiências e questionários com vereadores
As entidades convidam os vereadores, mandam questionários e publicam essas informações em blogs.

3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com


VEÍCULOS DE COMUNICAÇÂO:

1-fazer reportagens com escolas, cidadãos e entidades questionando se participarão etc. Perguntar para a OAB, Igrejas, Diretores de escola se eles sabem da campanha…se pretendem participar etc

2-publicar notícias no vereadores.wikia.com

3-acessar e divulgar o vereadores.wikia.com

4-blog de jornais
Jornalistas publicam juntos, num blog, informações sobre os vereadores

5-entrevistar outros atores sociais, em especial presidentes de entidades e diretores de escolas, cobrando participação na campanha e perguntando quais serão as medidas adotadas.

fonte: Milton Jung


> Veja o pôster da campanha!
> Vídeos do "Adote" [vídeo1] [vídeo2]
> Confira a maneira mais fácil de participar!

Dentes brancos

Os vereadores aprovaram o PL (Projeto de Lei) de Julião (PSDB), que torna obrigatório a disponibilização de fio dental pelos restaurantes, bares e similares. O polêmico projeto foi apresentado na sessão de 29 de setembro, porém teve sua apreciação adiada para hoje, quando foi aprovado com uma emenda, para facultar o modo de disponibilização do fio dental.

Fonte:http://adotejundiaiconsciente.blogspot.com/2009/10/restaurantes-deverao-ser-obrigados.html
Idéia do título retirado da reportágem do Jornal de Jundiaí:http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=8&Int_ID=93394

Para quem não sabe o vereador Julião é Dentista. Ninguém mais dentro da Câmara sabe tanto quanto o vereador a importância de manter os dentes limpos.
Agora com fio dental até em restaurantes, ninguém mais têm desculpa para deixar os dentes sujos.

domingo, 4 de outubro de 2009

Jundiaí é uma Cidade Democrática?

NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (dia 08/10) Jundiaí se tornará uma CIDADE DEMOCRÁTICA. Você pode fazer parte disso!

Basta participar do lançamento que acontecerá ÀS 19 HORAS, NA CÂMARA MUNICIPAL!

Entidades e movimentos da sociedade jundiaiense apresentarão uma AGENDA CIDADÃ com propostas para os poderes públicos.VAMOS APOIAR E COBRAR RESPOSTAS E METAS DA PREFEITURA, DA CÂMARA E DO DEPUTADO DA CIDADE.

cidadedemocratica.org.br

Atue! Mobilize! Participe!
Cidade Democrática é um site onde cidadãos e entidades podem se expressar, se comunicar e gerar mobilização para uma cidade cada vez melhor.

Líder do governo sugere a troca de chefia na Zoonoses

A ausência de representantes da seção de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Jundiaí em reuniões temáticas, organizadas por Comissão Especial da Câmara Municipal, levou o líder do governo no Legislativo local, vereador Julio César de Oliveira (PSDB), a sugerir a troca no comando do órgão.

"Sugiro que, junto com os demais vereadores, seja assinado um manifesto de repúdio para pedir a substituição do senhor Carlos Ozahata no comando do órgão pela falta de respeito com a população e com a Câmara de Jundiaí", disse Julião, durante reunião realizada, ontem de manhã, para discutir questões relacionadas ao convívio entre pessoas e animais.

A Comissão Especial da Câmara, presidida pelo tucano, foi criada em abril para fazer um diagnóstico da questão animal no município e propor alternativas para melhorar o trabalho da seção de Controle de Zoonoses de Jundiaí. De nove reuniões já realizadas, somente uma contou com a participação de Ozahata e outros representantes do órgão.

"Trouxemos profissionais de outros municípios para relatar experiências que poderiam ser aplicadas em Jundiaí e não tivemos a presença de ninguém que atua no órgão em Jundiaí", disse Julião, ao mencionar a participação de representantes das prefeituras de São Paulo e Guarulhos ao encontro realizado ontem na Câmara.

Resposta - O fator responsável pelo mal-entendido entre as partes foi a resposta do gerente da Seção de Controle de Zoonoses do município a um ofício encaminhado pelo vereador Leandro Palmarini (PV). Segundo informaram os parlamentares, Ozahata diz, no documento, que a Comissão Especial criada pela Câmara "não passa de uma ação populista".

Palmarini, relator da comissão, disse que pretende se reunir com a secretária municipal de Saúde, Tânia Pupo, pasta responsável pelo órgão, para discutir a questão e, se for o caso, acatar a sugestão de Julião sobre a troca de chefia. "Encaminhei o ofício para a secretária de Saúde e para o prefeito, e acredito que essa carta de resposta não teve o conhecimento deles", disse o vereador.

Trabalho - Procurado pela reportagem, o responsável pela Zoonoses, Carlos Ozahata, preferiu não polemizar. "Se for essa a vontade da população e houver esse interesse, eu estou tranquilo quanto a uma substituição", disse. "Sabemos que o nosso trabalho tem que melhorar em alguns aspectos, mas o que a gente gostaria é de que fossem apresentadas propostas um pouco mais concretas de ações que sejam objetivas e exequíveis", complementou o médico veterinário.

A Prefeitura, por meio da assessoria de imprensa, informou que uma emergência impossibilitou a ida de equipe da Secretaria de Saúde à reunião. "A titular da pasta, Tânia Pupo, avalia como importante o trabalho que a Câmara vem desenvolvendo para discutir tal assunto", finalizou a nota, sem mencionar a troca de chefia da Zoonoses sugerida por Julião.

ELTON FERNANDES


Fonte: Jornal de Jundiaí

http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&int_id=91805